HP Probook 4530s Hackintosh

E aí galera, esse é  o meu primeiro post nesse novo blog.

Esse post, só servirá para quem sabe ajudar alguém que, talvez, esteja passando pelo mesmo problema que passei, e normalmente só ache explicações confusas e difíceis e normalmente em outros idiomas.

Como estive conversando com o Lucca ( @LuccaMac ) do Blog do Hackintosh, recentemente tentei fazer a façanha de instalar o Lion ( Sistema operacional dos Mackintosh’s para quem não conhece ) no meu desktop, e também comprei o HP ProBook 4530s para fazer o mesmo ( aproveitei os 20% de desconto que ele estava naquele momento ).

Usando o método do UniBeast e pen drive bootável que tem no Blog do Lucca, porem tanto no desktop quanto no notebook passei por problemas na instalação, quando consegui iniciar a instalação no meu desktop, ele dava falha na instalação, mais até chegar na parte de começar a instalar, foi um tanto quanto sofrido.

Meu computador deve ter em torno de uns 3 a 4 anos, então ele não é nada atual, sendo que a única mudança que ele sofreu desde a compra foi a placa de video, que infelizmente  a minha tão amada XFX 8800 GT Alpha Dog Edition faleceu, substitui ela por uma 9600 GT que é um pouquinho inferior no desempenho, porem mais economica de energia, acho que a 8800 GT estragou justamente por esse motivo.

A configuração dele é assim:

  • Placa mãe ASUS P5K Premium/WiFi-AP
  • VGA XFX 9600 GT
  • Memória Ram Kingston 4gb DDR2
  • HD Sata 320 GB
  • Drive óptico IDE
  • Processador E4600 Core 2 duo 2.4 GHz
Por enquanto eu desisti de fazer o hackintosh nele por causa da chegada do meu HP, então movi todos meus esforços para o tão esperado ProBook 4530s.
Assim que voltar a tentar no desktop postarei aqui os resultados.
Visão Probook
Mais então vamos até onde eu consegui:
Passei a fazer tentativas nele, ele tem a configuração inicial da linha ProBook:
  • Tela de 15.6″ LED Resolução de 1366×768
  • Processador de 2.1 GHz Intel Core i3-2310M Dual-Core
  • Memória Ram 4 GB DDR3 RAM ( 1×4 GB Expansivel até 8 GB, no caso tem mais um slot livre )
  • HD de 320 GB com 7200 RPM
  • DVD+/-RW SuperMulti
  • VGA Integrada Intel Graphics HD 3000

Inicialmente assim como no desktop o erro era igual, ele começava a instalar após 1 minuto de instalação mais ou menos dava falha.

Após muitas tentativas, revisão da configuração da BIOS, e ter certeza que ali não estava nada errado, cheguei a conclusão ( brilhante rsrs ) que o meu pen drive ( Kingston DataTraveler 2.0 Media ) por também ter alguns anos de uso, ou qualquer motivo que seja, poderia ser o problema, logo após fiz a tentativa com um Corsair que é mais novo juntamente com a junção de mais algumas informações do site TonyMacx86 brilhantemente funcionou, consegui instalar perfeitamente e sem muitos problemas.

Porem como todo Hackintosh, vem a parte mais difícil, instalar os “drives” ou no caso do Lion e sistemas da Apple, os Kext’s. Nos computadores originais  da empresa é óbvio que não há necessidade porem, como toda boa “gambiarra” nada é fácil não é mesmo. São eles que fazem os componentes funcionar, placa de rede, áudio, luminosidade do monitor, saídas, o computador ligar e desligar, hibernar, reiniciar e por aí em diante.

Pra fazer a instalação desses Kext’s normalmente é usado o MultiBeast, que é o programa que tem vários desses inclusos nele, é só escolher. E também você tem que ter junto a dsdt.aml da sua placa mãe pré configurada pra sua versão da BIOS. Essas DsDt’s são encontradas na internet, normalmente pelo nome do modelo da placa mãe. Como por exemplo na BIOS do notebook, tem várias versões esse aqui do meu é a F.09.

No entanto quando eu fui tentar usando a dsdt.aml do Probook que havia baixado no OsX86 pelo MultiBeast ele dava erro no reiniciar, visivelmente ela estava errada! No meu caso por exemplo existe vários modelos de 4530s, com outros componentes, assim como outras versões de BIOS, porem isso as vezes acontece também com desktop’s justamente pela variação da versão da BIOS.

Aconselho quem tiver um tempo a mais sobrando estudar sobre extrair a BIOS da sua própria placa mãe, é uma forma um pouco mais aceptiva de conseguir passar por essa parte do processo.

Como muitas vezes eu levo sorte, achei um pouco mais pra baixo no site do TonyMacx86 o arquivo de um MultiBeast feito para o ProBook 4530s, ele tem a DsDt incorporada é só você escolher o modelo do seu notebook e também as opções que ele lhe oferece se desejar.

Após a utilização desse “MultiBeast” começou a melhorar as coisas, até então pelos testes que fiz, está 80% funcionando perfeitamente.

  • Ele reconheceu o áudio, aceita comandos do mac de aumentar e abaixar o volume.
  • O brilho da tela, também aceita comandos do mac de aumentar e abaixar o volume.
  • Saída HDMI áudio e video emitindo em FULL HD.
  • Informações da bateria.
  • MultiTouch para rolagem.
  • Reconhece a VGA.

Duas coisas que eu ainda não consegui fazer funcionar foram a Wireless e o Bluetooh. Minha placa de Wi-fi é uma Atheros AR9285 tentei pelo Kext Wizard, mais ainda não encontrei a correta. E o Bluetooth infelizmente ainda não tive de tentar.

Assim que eu tiver uma saida para esses problemas republicarei esse post atualizado.

Atualizado 08/02/2012

Mencionei o “MultiBeast” feito ProBook, ou no caso HP ProBook Installer, segue link para download:

                

Fontes:

Blog do Hackintosh

TonyMacX86

OsX860

Informática - Submarino.com.br

16 comentários a “HP Probook 4530s Hackintosh

  1. cara, cade os links dos arquivos que vc menciona, como por exemplo mutibeast feito pro 4530s? vc menciona no texto ” logo após fiz a tentativa com um Corsair que é mais novo juntamente com a junção de –>mais algumas informações<– do site TonyMacx86 brilhantemente funcionou " quais informações?? esclarece ai pra mim, quero fazer esse hackintosh no meu 4530s

    • Fala Henry…
      Cara desculpa a falta de precisão nas informações, mais como falei com o Lucca do Blog do Hackintosh, foi mais como um desabafo mesmo, e explicado sobre o erro do pen drive, que tanto me bati e foi uma coisa tão simples.
      E como não era um tutorial não coloquei links e afins, mais para ajudar então subi o arquivo em alguns sites, com essa onda de cair servidores é melhor baixar rápido rsrs!
      O arquivo do “multiBeast” pro ProBook, ou no caso HP ProBook installer e junto com ele tem um print das opções que escolhi no meu. ( Pode haver variação conforme o modelo de processador e da BIOS da placa mãe, como explico no post ) os links coloquei nesse mesmo post.
      Outras informações que vi no TonyMacX86 foram que ele nomeou o pen drive como Installer ( não sei se isso influencia realmente ou não em algo ) e também ele diz pra fazer na porta USB direita do notebook.
      Qualquer Duvida é só dar um toque amigo, logo estarei fazendo um tutorial desde o começo da instalação até o final! E pretendo filmar a instalação para facilitar!

      • O meu 4530s tem a mesma configuração do seu, mas a minha bios é f.20, achei a DSDT for HP Probook 4530s XU015UT F20 no link do tony que vc postou, de ontem pra hoje eu baixei a DMG do lion x 10.7.2, queria saber como faço para instalar ele ( plugo na usb e faço ele da boot pelo pendrive?) e depois como faço?

        • No meu eu não usei a DSDT ( usei na primeira vez essa mesmo que você baixou mais deu aquele erro que tem no print ), depois que achei o programa ali que passei o link, na hora que você escolhe o modelo do seu notebook, ele lhe da a opção de versões da BIOS, é só escolher o f.20 ( tem um print ali no post que mostra, eu escolhi o f.09 você terá que escolher o f.20, quando baixar o HP Probook Installer também tem o print dentro )
          Porem amigo, para conseguir começar a instalação você deve seguir o tutorial do Lucca no Blog do Hackintosh pelo Unibeast, é o mais fácil e mais prático.
          Depois que fez o pen drive bootável e instalo daí você usa o HP ProBook Installer escolhe aquelas opções que mostrei ( só alterando a versão da BIOS no caso ) e está pronto.

  2. Cara, muito bom o seu site.. parabéns.. Segui a risca seu tutorial e funcionou perfeitamente.. muito obrigado por compartilhar…

    • Obrigado amigo… Continue acessando o blog, logo terei alguns reviews sobre o modelo, rodando games, upgrade da memória ram e muito mais.

  3. Estou a tempo pesquisando sobre esse notebook, vi que é uns dos mais compatíveis, legal achar um site em português bem explicadinho como esse, já comprei o meu probook, trabalho com mac e não agüento mais mexer no windows em casa. Meu notebook chega semana que vem, vou seguir os passos do seu tutorial instalar o lion, não vejo a hora heheheh

  4. Comprei meu probook semana passada, ele é muito bonito, o teclado é a textura em aluminum são bem parecido com um macbook, vou começar instalar agora, espero que de tudo certo..

  5. Pingback: Lion.10.7.2 on VMWARE714

  6. Pingback: Tutorial da instalação do Hackintosh no ProBook 4530s « Altern Style

  7. Adorei o blog, mas tenho uma duvida. Eu ja instalei o Hackintosh e to com a versao 10.6.7. Porem nao sei agora como ver minha BIOS para configurar o note… como eu posso ver isso agora?

  8. Olá eu tenho uma ISO do Lion já baixei e dei boot por ela a instalação completou com sucesso proém não inicia o sistema. Voce poderia me passar um passo-a-passo do seu processo de instalação ?

    • Olá amigo, no blog tem o tutorial passo a passo de como instalei, como o hackintosh não é uma prática normal de instalação, pode acontecer problemas inexplicáveis, aconselho tentar outras vezes até ele realmente funcionar.

      abraços

  9. Paulo Dallastra
    25/05/2012 @ 09:57
    Minha versão é a F.05, não tem no programa HP Installer né?

    • Boa tarde amigo, no HP Installer que eu tenho infelizmente não tem essa versão da BIOS.
      Porem se você for uma pessoa que não se incomode em em se incomodar rsrs poderia tentar outras versões pra ver se alguma se adequaria, ou então mudar a versão da sua BIOS, atualizando ela, ou fazendo downgrade, teria que pesquisar em foruns sobre a BIOS para poder conseguir fazer isso.
      Mais digo que não é difícil, de um pesquisada na net que irá achar muitas informações sobre.

      Abraços

Deixar uma resposta

